Notícias/Artigos

10 passos para contratar estagiários

publicado pela ABRE em 26/07/2018

Para contratar um estagiário de forma legal, há uma série de pontos que precisam ser observados. A seguir, listamos quais são os 10 passos fundamentais nesse sentido. Confira, e fique atento às observações feitas

            

Contratar estagiários é muito vantajoso para as empresas, pois dessa maneira elas conseguem formar uma base para a seleção de seu quadro de funcionários. Esse fato contribui significativamente para que ela se mantenha atualizada e com capacidade de promover inovação.

 

Os estagiários são jovens profissionais, e por isso, trazem mais energia e vitalidade. Além disso, eles estão abertos e motivados a aprender. É uma contratação segura, legal e incentivada pelo governo.

 

Além disso, vale ressaltar que o estagiário não traz consigo os vícios comuns do mundo corporativo, podendo ser lapidado com a cultura da empresa e vir a ser uma peça chave. Tudo isso torna mais fácil o processo de aprendizado e assimilação profissional.

 

Entretanto, para contratar um estagiário de forma legal, há uma série de pontos que precisam ser observados. A seguir, listamos quais são os 10 passos fundamentais nesse sentido. Confira, e fique atento às observações feitas.

 

Passo 1- Escolha do Agente de Integração

 

É importante fazer uma escolha apropriada do Agente de Integração que vai, dentro da lei, atuar como facilitador. É recomendado escolher aquele que tenha um sistema de gestão on-line para facilitar a vida dos gestores das empresas, garantir o cumprimento da lei e  a entrega de um serviço que agrega valor.

 

Passo 2 – Realização do contrato com o Agente de Integração

 

Celebrar o contrato é simples, rápido e indispensável para definir a prestação do serviço e atendimento dos aspectos legais. Bastando para isso fornecer os dados cadastrais.

 

Passo 3 – Definir perfil da vaga

 

Essa etapa é muito relevante, pois qualquer falha aqui vai comprometer a qualidade das demais etapas. Tudo começa por definir as atividades que serão desenvolvidas pelo estagiário, o valor da bolsa e auxílio transporte, a carga horária e o supervisor.

 

Essas informações precisam estar compatíveis com a lei de estágio e, portanto, devem ser definidas com a assessoria de um bom Agente de Integração.

 

Passo 4 – Recrutamento dos candidatos

 

O recrutamento é realizado pelo Agente de Integração, mas também pode ser através de indicação da própria empresa. É primordial que os candidatos recrutados atendam fielmente ao perfil da vaga. Agentes de Integração confiáveis e com sistema on-line conseguem recrutar com agilidade e qualidade, já que possuem um vasto banco de currículos.

 

Passo 5 – Planejamento da seleção

 

Esse planejamento contempla definir os testes de conhecimento técnico e de comportamento que sejam necessários.

 

Nessa etapa também deve-se definir a agenda da seleção, considerando que os bons Agentes de Integração fazem o agendamento com os candidatos, respeitando local e data definidos pelo contratante.

 

Passo 6 – Seleção

 

A seleção de estagiários, quase sempre, é realizada pelo contratante. É importante utilizar pessoas experientes e bem treinadas para garantir a escolha do candidato ideal. Uma boa prática é envolver o supervisor do estagiário nos processos seletivos.

 

Passo 7 – Informações para emissão do contrato de estágio (TCE)

 

Assim que for concluída a escolha do candidato para a vaga, a empresa deve informar ao Agente de Integração o nome do candidato escolhido e as demais informações exigidas para realização do contrato.

 

É indispensável lembrar que o estágio só deve ser iniciado com o contrato celebrado e devidamente assinado pelas partes envolvidas, portanto deve-se considerar o tempo de assinaturas no planejamento para início do estágio.

 

Passo 8 – Emissão do TCE (Termo de Compromisso de Estágio)

 

O contrato de estágio é o elemento jurídico vital que define a relação de estágio entre o estudante e a empresa. A sua emissão é responsabilidade do Agente de Integração e a comunicação deve ser perfeita para garantir que o TCE seja emitido com a qualidade necessária.

 

A utilização de sistemas informatizados, por parte do Agente de Integração, é imprescindível para esse objetivo.

 

Passo 9 – Acompanhamento das assinaturas

 

Essa etapa é realizada pelo Agente de Integração e é fundamental para que o estágio possa ser iniciado. A utilização de um sistema informatizado on-line é recomendada para garantir o início seguro do estágio.

 

Passo 10 – Preparação do estagiário

 

A fim de otimizar os resultados do estágio para a Empresa e para o Estudante, é interessante se tenha um bom início. Promova um clima de boas-vindas a esse jovem para que ele se sinta acolhido e pertencente ao grupo.

 

Recomenda-se que sejam considerados nessa etapa: apresentações aos demais colaboradores da empresa; treinamento sobre valores e normas; treinamentos técnicos e finalizando, deixar claro o que se espera dele.

 

Antes de contratar um estagiário, a empresa precisa ter consciência de que, se não respeitar as regras de contratação ou for reincidente nessas falhas, poderá ser prejudicada e ficar impedida temporariamente de fazer novas contratações de estagiários.

 

Por isso é indicado à utilização de um bom Agente de Integração que executará e acompanhará essas 10 etapas para facilitar o processo de contratação e garantir que atenda aos aspectos legais.

 

Além dessas etapas da contratação, o acompanhamento durante o estágio requer uma boa gestão para cuidar dos resultados e atendimento de outros aspectos legais como recesso, rescisão, renovação do contrato, folha de pagamento, informações ao e-Social, emissão dos Relatórios de Atividades e do Termo de Realização de Estágio. Todos esses itens podem e devem ser facilitados pelo Agente de Integração.

 

A ABRE facilita e atua sobre todas as etapas da contratação e da gestão dos estagiários para que seus clientes possam se dedicar ao nobre papel de desenvolver os estagiários enquanto se beneficiam com as contribuições desses jovens.

 

Fonte ABRE - Estágios e Empregos