Notícias/Artigos

5 dicas sobre como contratar via web

publicado pela ABRE em 17/10/2018

Entrevistas online estão cada vez mais comuns dentro das fases do processo seletivo das empresas. A novidade para alguns pode, entretanto, levantar dúvidas. Afinal, como identificar o desempenho do profissional que está sendo entrevistado e que está do outro lado da tela? Simples, rápida e com menor custo, a entrevista pela web se mostra como uma importante ferramenta tanto para os contratantes quando para os possíveis candidatos por inúmeros motivos, tais como não ser necessário se locomover até um espaço físico, por exemplo.

            

Mas, como contratar com entrevista online e acertar em cheio atendendo as necessidades da empresa? A seguir, a fim de clarear alguns aspectos da entrevista online, veja dicas sobre o que avaliar no candidato que está do outro lado da tela. E, se você for o candidato, saiba como se comportar melhor.

 

 

1.    Pontualidade

 

O primeiro ponto a se reparar em uma entrevista online, assim como em qualquer outra entrevista, é a pontualidade do candidato. Caso ele não consiga cumprir o horário combinado, evidentemente você deverá descontar-lhe alguns pontos.

 

Leve em consideração se o candidato lhe avisou sobre qualquer tipo de imprevisto também.

 

 

2.    Avalie o que você está vendo

 

Há muito que se ver quando a câmera começa a funcionar. Primeiramente, a roupa com que o candidato está vestido, está de forma adequada? O candidato se preocupou em causar uma boa primeira impressão, estava com os cabelos arrumados e outros cuidados mais?

 

Além da aparência, é importante conferir o que cerca a câmera. É claro que quem se preocupou em arrumar tudo a sua volta deverá ter pontos extras na entrevista, pois o verso pode demonstrar desorganização e até mesmo falta de respeito com a oportunidade.

 

 

3.    A entrevista online precisou ser interrompida?

 

Na entrevista pela web é importante também que o entrevistador repare bem se a conversa precisou ou não ser interrompida. O candidato precisa ter o cuidado de reservar este tempo exclusivamente para a entrevista online, avisando seus familiares e amigos antes de tudo.

 

Também é válido ficar de olho se o candidato teve o cuidado de silenciar notificações de mensagens e aplicativos, pois nada mais chato do que fazer a entrevista desta forma.

 

 

4.    O candidato está olhando para a câmera?

 

Mais um ponto que precisa de atenção e que demonstra segurança para o entrevistador, é se o candidato está olhando diretamente para a câmera. Caso não, para onde está olhando?

 

O corpo fala muito! A linguagem de sinais deverá ser observada com atenção para que o candidato consiga impressionar, não é mesmo? Portanto, esteja atento aos detalhes.

 

 

  1. Objetividade e profissionalismo

 

Outro aspecto a ser considerado pelo entrevistador refere-se à objetividade e ao profissionalismo com que a entrevista é levada em frente. Sempre de acordo com o roteiro já pré-estabelecido, e sabendo qual profissional você quer recrutar, veja quais características procuradas estão de fato no candidato escolhido!

 

Vale lembrar, por fim, que a entrevista pela web é uma tendência no mercado de trabalho. Entretanto, é verdade que esta não deve ser uma etapa definitiva para a contratação. Uma fase presencial antes que o profissional seja de fato contratado é muito válida. Se gostou dessas dicas, aproveite para compartilhar o conteúdo e leve esse conhecimento adiante!

 

 

Fonte Portal ABRE