Notícias/Artigos

Está estudando memes? Eles também podem ser cobrados no Enem

publicado pela ABRE em 16/08/2017

Populares na internet, os memes têm de tudo para aparecer, neste ano, pela primeira vez nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

            

A aposta é de professores ouvidos pelo UOL, que ressaltam: apesar de fazer parte do cotidiano dos jovens, a interpretação desse tipo de linguagem pode não ser tão simples quanto parece.

Um meme pode ser uma ideia, um som ou até mesmo uma frase de efeito com conteúdo humorístico que se transmite rapidamente na internet ?ou seja, que "viraliza".

Thiago Braga, professor de português do Sistema de Ensino pH, destaca a importância dos memes "híbridos", que misturam texto e imagem, para a prova do Enem.

"O meme que conjuga o verbal e o não-verbal exige uma interpretação muito atenta do aluno", afirma o professor, que relaciona esse tipo de linguagem a outra velha conhecida dos vestibulandos: a charge.


"O meme é muito próximo da charge, tanto em termos de leitura quanto na necessidade de conjugar texto e imagem para a interpretação. O entendimento do meme exige uma série de referências culturais e sociais ?a charge também, mas em um grau menor", explica.
Para curtir e compartilhar
O Enem está chegando e muitos vestibulandos ficam desmotivados nessa reta final. Que tal descontrair um pouquinho? Uma mente relaxada pode contribuir com o bom rendimento dos estudos. Faça o download das imagens clicando no "Mais"

Simone Motta, professora e coordenadora de português do grupo Etapa, reforça que os memes se encaixam muito bem na proposta de prova do Enem, que nos últimos anos trouxe os mais diversos tipos de texto: desde charges, propagandas e histórias em quadrinhos até poemas e textos de jornal.

Fonte uol.com