Notícias/Artigos

Terceirização: Entenda como funciona

publicado pela ABRE em 14/09/2018

Uma das opções mais viáveis para contratar novos profissionais hoje em dia é a terceirização. Por isso que o assunto de como terceirizar funcionários está cada vez mais em alta.

            

Uma das opções mais viáveis para contratar novos profissionais hoje em dia é a terceirização. Por isso que o assunto de como terceirizar funcionáriosestá cada vez mais em alta.

 

Com a terceirização, por exemplo, é possível aumentar o quadro de pessoas em sua empresa com menos encargos trabalhistas e menor complexidade na legislação tributária.

 

Quer entender mais sobre o que é melhor para o seu caso: terceirização ou contrato direto? Além de saber quais empresas que fazem contratos de terceirizados?Você está no lugar certo. Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

 

O que é a terceirização?

 

Recentemente, foi aprovada a Lei da Terceirização. Por meio dela as empresas e organizações podem fazer esse processo com uma menor burocracia, além de ser uma opção para reduzir os custos e simplificar a entrada de novos colaboradores.

 

A terceirização acontece quando sua empresa acaba contratando outra, ou uma pessoa jurídica, para fornecer determinado tipo de serviço por meio de profissionais capacitados. Em outras palavras, quer dizer que você pode ter colaboradores atuando na sua rotina de trabalho sem que estes sejam seus funcionários efetivos.

 

Essa forma de admissão acontece de acordo com as demandas de cada lugar. É uma tendência para os próximos anos, principalmente para pequenas e médias empresas ou para aqueles negócios que não dispõem de muito recurso financeiro para contratar profissionais.

 

Terceirização ou contrato direto?

 

Essa é uma dúvida comum a muitos empreendedores e empresários. Veja a seguir algumas vantagens e desvantagens da terceirização e entenda qual é a melhor opção para o negócio:

 

Vantagens

 

  • Aumento dos profissionais especializados;
  • Diminuição do custo com contratações;
  • Continuidade nas operações;
  • Redução geral nos custos;
  • Possibilidade de rescisão de contrato;
  • Os gestores não precisam se preocupar com atividades diferentes de suas especialidades.

  

Desvantagens

 

  • Possível distância e problemas de comunicação entre empresa e colaboradores;
  • Mudança na estrutura da organização;
  • Risco de perda do controle e dificuldades na administração da empresa;
  • Empecilhos jurídicos, trabalhistas e tributários da empresa contratada.

 

Agora basta você colocar os dois lados na balança e decidir o que fica melhor para o momento e a situação em que seu negócio está atualmente.

 

Como terceirizar funcionários?

 

É muito importante que você saiba fazer a terceirização da forma correta, ou seja, seguindo a legislação. Um dos principais pontos é definir quais tarefas da empresa que são possíveis de serem terceirizadas.

 

Caso você tenha dúvida sobre quais empresas terceirizam contratos, fique sabendo que a lei que regula esse processo diz que todas as empresas podem fazer esse tipo de contrato. Entretanto, é possível apenas para funções que não façam parte das atividades principais da sua empresa, como a limpeza em uma indústria, por exemplo.

 

Todos os funcionários contratados por regime de terceirização devem fazer parte do regime de CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. A empresa deve observar se a terceirizada cumpre com as obrigações devidamente previstas.

 

Depois de entender melhor como funciona o processo de terceirização você já está pronto para escolher o que é melhor para sua empresa. Deixe aqui nos comentários o que você sua opinião sobre a terceirização e sobre o procedimento de como terceirizar funcionários.

 

Fonte Portal ABRE